NOTA DE REPÚDIO: ABBP repudia censura da Secretaria de Saúde do DF a blogs

0
551

Bloqueios seletivos configuram cerceamento à liberdade de imprensa

A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP) vem, através desta, repudiar a censura imposta pela Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) a blogs associados a entidade.

A ABBP recebeu, esta sexta-feira (11/Mar), denúncia de bloqueio de acesso ao blog Política Distrital, editado pelo jornalista Kleber Karpov, precursor na cobertura da Saúde Pública do DF.

Após apuração do fato, foi constatado que a Secretaria de Saúde realiza bloqueio seletivo de outros blogs.

Além de Política Distrital, o blog do jornalista Fred Lima, também está censurado.

A ABBP apela ao bom senso e reluta em acreditar que essa ordem tenha partido do novo secretário Humberto Fonseca, pelo seu discurso de transparência e respeito a liberdade de expressão.

A ABBP repudia veementemente qualquer ato que configure o cerceamento à liberdade de imprensa, sob qualquer argumento. E condena tratamento desigual aos meios de comunicação tradicionais no DF.

Mais que isso, a ABBP resgata a importância e o reconhecimento do papel dos blogs no contexto político do DF que partem por intermédio da Câmara Legislativa do DF (CLDF), do Tribunal de Contas do DF (TCDF) e do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

Vale lembrar que a convite do próprio GDF, por diversas ocasiões, a Associação se fez presente em reuniões, algumas exclusivas com os blogs, para que pudessem se inteirar da realidade das condições político, econômico e sociais do DF

Exemplo disso são as reuniões com os titulares das secretarias de Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão; Relações Institucionais; Comunicação. Ou ainda para falar sobre projetos futuros por parte do Governo como o fez o Metrô-DF.

A ABBP observa que esse não é um fato isolado e que outros blogs há cerca de oito meses, também passaram por bloqueios na SES-DF, a exemplo de Política Distrital e ainda do Blog do Donny Silva.

Na ocasião, o então secretário de Saúde, Fábio Gondim, sugeriu que poderia ser um problema sistêmico que seria corrigido e desde então, tais denúncias foram cessadas por parte dos leitores dos Blogs.

Com esses fatos relatados, a ABBP espera que a Secretaria de Estado de Saúde do DF tome as devidas providências com a finalidade de suspender tais bloqueios e coibir tais práticas no futuro.

A sociedade do DF conta com essa demonstração de transparência tanto por parte de o GDF assim como da SES-DF, prometidas pelas duas instâncias do poder Executivo.

Brasília 11 de março de 2016

Diretoria Executiva

Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP)

Bloqueio Blog 2

Bloqueio Blog 1

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA