Vasco: Bi-campeão carioca invicto

0
940

Vasco quebra tabu e se torna primeiro campeão carioca fora da Série A

O título estadual invicto, feito que não acontecia desde 1992, não foi o único tabu quebrado neste domingo pelo Vasco. Com a conquista sobre o Botafogo, o Cruzmaltino se tornou o primeiro campeão carioca fora da Série A do Campeonato Brasileiro.

Herói da classificação na semifinal contra o Flamengo, ao marcar o gol da vitória vascaína no clássico, Rafael Vaz mostrou estrela mais uma vez na decisão contra o Botafogo. Foi dele o gol de empate no Maracanã, o gol do sexto título invicto – que não acontecia desde 1992 – de um Vasco aguerrido, disciplinado, e que inicia a disputa da Série B neste ano de forma muito distinta do início da Série A no ano passado, quando acabou rebaixado após também ser campeão estadual.

Como no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, o Botafogo criou mais, mas pecou na eficiência. O clube de General Severiano conseguiu abrir o placar aos quatro do segundo tempo, com Leandrinho. A alegria, contudo, durou somente sete minutos. Aos 11, com cruzamento na medida de Nenê, Vaz se consagrou como protagonista do triunfo cruz-maltino. Em pleno Dia das Mães, o presente foi para a torcida, que voltou a fazer a festa com gritos de “bicampeão”.

Nos dois últimos anos, a situação esteve perto de acontecer, mas Vasco, em 2014, e Botafogo, em 2015, acabaram ficando com o vice. Nas outras temporadas em que um grande carioca esteve ausente da Série A, ele não chegou a final do estadual (98 e 99 – Flu, 2003 – Botafogo e 2009 – Vasco).

Os clubes considerados pequenos, que estão fora da Série A, também não chegaram ao título, casos, por exemplo, de Americano, Goytacaz, Volta Redonda, Macaé e Duque de Caxias. Aliás, a última vez em que o campeão estadual do Rio não foi um dos quatro grandes foi em 1966, com o Bangu, quando ainda não existia o Brasileirão (que passou a ser disputado em 1971).

Consumado o bicampeonato estadual, o Vasco foca as suas atenções agora para a Série B do Brasileirão, onde estreia neste sábado, às 16h, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís (MA). Antes, porém, na quarta-feira, o Cruzmaltino encara o CRB, em Alagoas, pela segunda fase da Copa do Brasil. Em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, a equipe de São Januário fica com a vaga antecipadamente.

Fonte: Uol.com