POLICIAL DE BRASÍLIA É O PRIMEIRO BRASILEIRO A PARTICIPAR DE EVENTO NA ONU

0
1250
No total, são mais de 100 chefes de polícia de todo o mundo. (foto: loey felipe/un photo)

CORONEL DA PM PARTICIPA DE ENCONTRO DE CHEFES DE POLÍCIA

Pela primeira vez na história da Organização das Nações Unidas (ONU) um policial brasileiro participa do United Nations Chiefs of Police Summit (encontro de chefes de polícias nacionais), em Nova York. Trata-se do subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Leonardo Sant’Anna. No total, são mais de 100 chefes de polícia de todo o mundo que se reúnem na sede da ONU para discutir estratégias de missões humanitárias.

O convite para o evento partiu do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon. “Peço a todos os Estados-Membros a investir na Polícia das Nações Unidas e para enviar o chefe de sua polícia nacional a participar na cúpula dos chefes de polícia da ONU, em junho, aqui em Nova York”, disse em convite oficial.

ONU 2

O oficial se diz honrado pelo convite para representar o Brasil

De acordo com o coronel Sant’Anna, que conversou com o Diário do Poder, o encontro serve para discutir os retornos para os países colaboradores quanto ao envio de policiais para missões humanitárias internacionais. “Também debatemos desafios globais em crimes transnacionais e o aumento de policiais femininas em atividades humanitárias”, disse.

Na abertura do evento, o secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson, disse que as operações policiais da ONU estão fazendo a diferença em lugares onde o Estado de Direito é fraco ou ausente.

Atualmente, segundo a ONU, 12.600 policiais do sexo masculino e feminino de 87 países são implantados em 18 operações de paz das Nações Unidas.

Fonte: Diário do Poder