Alberto Fraga é o candidato preferido para o governo em 2018, diz pesquisa

0
1110

A desilusão do eleitorado com os políticos tradicionais, apontada em diversas pesquisas de intenção de voto, tem motivado vários candidatos “outsiders” a articular possíveis candidaturas ao Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições de 2018.

O site Tudo OK Notícias, por meio de uma enquete realizada entre 21 e 27 de setembro, mostra uma disputa acirrada entre nomes tradicionais e desconhecidos do público.

Se as eleições fossem hoje, o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), receberia 17% das intenções de voto, com vantagem de 1% percentual em relação ao segundo colocado, José Goudim Carneiro (PPL).

Caso as eleições fossem hoje, qual desses candidatos você votaria governador do DF?

Alberto Fraga (DEM) foi o candidato a deputado federal mais votado do Distrito Federal (DF) nas eleições de 2014. Obteve 155.056 votos. Natural de Estância, em Sergipe, Fraga vive desde os 10 anos na capital federal. Em 1974, ingressou na Polícia Militar. Ele já tinha participado da corrida à Câmara dos Deputados três vezes, anteriormente: saiu vencedor em 2002 e 2006; perdeu em 2010. Fraga deixa claro que vai disputar a cadeira mais concorrida de Brasília, rumo ao Buriti.

“Agradeço a todos pela consideração e evidente que temos que trabalhar muito ainda. Ainda tem muita água para passar de baixo da ponte”, disse Fraga.

Em segundo lugar está o ex-candidato a deputado distrital José Goudim Carneiro (PPL), com 16% das intenções de votos. Ele é radialista e empresário. Filiado ao Partido Pátria Livre. Nas eleições de 2014 obteve 6.139 votos.

“Busco junto com novas lideranças, um projeto novo que agrega, principalmente, os menos desfavorecidos. Os nossos políticos não estão nem aí para o povo, já mostram a que veio (sic)”, afirma Goudim.

Já em terceiro lugar figura o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR), com 13% das intenções de votos. Frejat foi candidato ao Buriti nas eleições de 2014, quando recebeu 44% dos votos.

Na quarta colocação aparece o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), com 12% das intenções de votos.

Governador Rodrigo Rollemberg – Crédito Nilton Magalhães

Em quinto lugar está o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta reeleição, com 9% das intenções de votos. Nesse clima de pessimismo e rejeição, a enquete mostra que Rollemberg sofre um baque.

Na sequência, surgem os nomes de Reguffe (sem partido), com 6% das intenções de votos, que garantiu não concorrer ao GDF em 2018, embora exerça importante liderança nas intenções de voto do eleitorado do DF.

O cenário eleitoral apresentado na pesquisa incluía ainda outros candidatos: Anjuli Tostes (Psol), com (3%), Alírio Neto (PTB), com (3%), Rogério Rosso(PSD), com (2%), Joe Valle (PDT), com (2%), Tadeu Filippelli (PMDB), com (2%), Renato Rainha, com (2%) e Celina Leão (PPS) com (1%).

A desilusão com o futuro do governo da capital e com as atuais lideranças políticas, que se apresentam, fica explícita na quantidade de pessoas que não votaria em nenhum dos candidatos. Total de 13% dos participantes do levantamento.

A enquete contou com a participação de 3.807 pessoas no DF entre os dias 21 e 27 de setembro. A enquete é do tipo estimulada, na qual é apresentada lista com possíveis candidatos.

Fonte: Tudooknoticias.com.br