Creche no Riacho Fundo 1 é destaque em Brasília

0
2

O ÉDEN – INSTITUTO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO, localizado na QN 03 – Área Especial 01 e 02 do Riacho Fundo 1 é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundado em 1980 pela psicóloga e pedagoga Haidée de Souza Neves com o objetivo de propiciar a melhoria da qualidade de vida da comunidade, por meio de atendimento sócio-educativo complementar, intentando em minimizar o risco social de crianças, adolescentes e adultos por meio da intervenção interativa com as famílias.

Conveniada ao Governo do Distrito Federal, é uma das mais estruturadas creches do DF. Dentre outras atividades, o ÉDEN mantém em pleno funcionamento a Escola IEHN – Instituto de Educação Haidée Neves, que atende em regime de semi-internato, de segunda a sexta-feira, 120 (cento e vinte) crianças de 01 a 05 (anos) de idade provenientes de famílias carentes, sendo que todos os serviços prestados são com 100% (cem) por cento de gratuidade. Às famílias carentes são distribuídas cestas básicas, em programas assistenciais mensais. É de conhecimento de todos que a população de periferias necessita cada vez mais de Instituições que prestem serviços básicos de assistência social, educação e saúde por meio de atendimento de serviço de Convivência e de Educação Infantil.

Objetivos da Escola IEHN:

  • ¨ Estimular o educando de maneira a fazê-lo pensar criticamente a respeito de sua importância como ser único e transformador dentro da sociedade na qual está inserido.
  • ¨ Promover ações de caráter sócio-educativo às famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, em regime de Serviço de Convivência e de Educação Infantil, de acordo com o Plano de Trabalho aprovado.
  • ¨ Propiciar ao educando condições de desenvolvimento pessoal e interpessoal, baseado em princípios pedagógicos fundamentais que os levem à prática de ações construtivas, levando-se em consideração os valores maiores da humanidade: amor ao próximo, compromisso com o eu e a sociedade dentro de padrões reflexivos e críticos que os conduza a verdadeira cidadania, cujos direitos sejam reconhecidos e respeitados oportunizando ao educando desenvolver-se plenamente.
  • ¨ Favorecer a oportunidade para que os alunos desenvolvam suas capacidades por meio das vivências a que são expostos em seu universo cultural, considerando as que o aluno já tem e preocupando-se com as dificuldades encontradas por cada um, de modo a desenvolver plenamente suas capacidades básicas.
  • ¨ Auxiliar a criança em seu desenvolvimento global, compartilhando do seu esforço diário, fazendo com que elas dominem os conhecimentos de que necessitam, para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
  • ¨ Desenvolver integralmente a criança em seus aspectos físico, social, cognitivo e emocional, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e do mundo em que vive.

Caracterização da população atendida pelo Instituto Éden

Como entidade de natureza social, o Éden – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, mantenedor do IEHN, tem sido marcado pela disponibilização de sua equipe, instalações e equipamentos a serviço do desenvolvimento social, do enfrentamento da pobreza, da geração de emprego e renda à população, de modo geral.

Sua principal ação educativa é o trabalho que desenvolve junto a famílias de baixa renda no sentido de oferecer atendimento integral à criança, durante o período diurno.

É importante ressaltar que a partir do final dos anos 90, com o crescimento populacional do Distrito Federal, associado à demanda imposta pela empregabilidade das mulheres, os altos indicadores de mulheres solteiras que criam filhos, à intensificação das famílias feminilizadas, ao crescimento do número de crianças em lares substitutos e ainda, aos altos indicadores de violência social e doméstica, surge a necessidade de uma ação interventiva no sentido de amparar as crianças durante o dia, oferecendo-lhes atividades sócio-educativas em meio aberto, alimentação, proteção e assistência social com a finalidade de prover as mães no sentido do local onde assegurar educação aos filhos durante o seu período de trabalho.

As famílias subsidiárias desse serviço têm como renda média per capita 01 salário mínimo, como grau de escolaridade médio o ensino fundamental incompleto e cerca de 90% são residente e, casas não próprias. Deste universo, cerca de 90% são famílias feminizadas (chefiadas por mulheres). Assim, calcula-se percentual significativo de crianças criadas sem a figura paterna. Grande parte delas vivia em lares substitutos, pelo fato de as mães trabalharem em empregos domésticos, e outra parcela significativa de crianças passava o dia sozinhas em casa ou nas ruas, enquanto as mães trabalhavam. Semelhante destaque deve se dar ao fato de muitas das crianças serem as guardiãs dos irmãos menores na ausência das mães. Ressalta-se, também, grande índice de mães menores de idade.

Com o trabalho, o Instituto EDEN vem se destacando no cenário sócio-educativo do DF e levando à população do Riacho Fundo 1 uma qualidade de vida compatível com o crescimento da cidade.

Da redação,

Por Poliglota…