CONHEÇA A HISTÓRIA DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

0
911

Hoje tenho um convite muito especial a fazer.

Brasília irá conhecer a verdadeira história da Polícia Militar do Distrito Federal.

Poucas polícias no planeta podem se orgulhar de ter uma história tão bonita quanto a da Polícia Militar do DF. E essa história merece ser contada em detalhes, pois sua atuação foi e continua a ser essencial e sua relação com a população também.

Então nada mais justo que expor seus feitos e origem. Na tarde de hoje iremos contar a história da Polícia Militar do Distrito Federal no Quartel do Comando Geral.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é o órgão de segurança pública responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública no Distrito Federal, além de, subsidiariamente, exercer função de força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro.

Seus integrantes são denominados policiais militares (Arts.42 e 142, §3º da Constituição da República Federativa do Brasil).

A história da Polícia Militar do Distrito Federal começa no século XIX, com a vinda da corte portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro, devido ao bloqueio continental e da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Dom João VI, o príncipe regente, e sua corte necessitariam de uma grande estrutura no Brasil-Colônia e, com isso, promoveu-se um grande desenvolvimento no país.

Com a Guarda Real da Polícia de Lisboa – instituição militar subordinada à Intendência-Geral da Polícia, que veio para o Brasil em 13 de maio de 1809, Dom João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, primeiro núcleo das atuais polícias militares estaduais, que tinha a missão de guardar e vigiar o estado do Brasil, em especial a cidade do Rio de Janeiro.

Após ser rebatizada algumas vezes, a Polícia Militar do Distrito Federal foi transferida do Rio de Janeiro, na década de 1960, para a nova sede da capital da república no Planalto Central, a cidade de Brasília.

Venha conhecer os detalhes dessa história no Quartel do Comando Geral. Será uma honra recebê-los.

Hoje (25/06/2018) às 17h30

Cel. Borges, comandante da APMB