ABBP (Associação de Blogueiros de Política do DF e Entorno) será nacional, anuncia novo presidente da entidade de blogueiros

0
325
Presidente Toni Duarte no microfone, com Rafael Prudente, à esquerda e Izalci Lucas, à direita

Por Poliglota…

A Associação Brasiliense de Blogueiros do Distrito federal e Entorno empossou na noite de sexta-feira (15), na Câmara Legislativa, a nova diretoria da entidade. O presidente Toni Duarte, editor do Radar-DF, destacou a importância e a força da mídia digital e a importância conquista pelos blogueiros dentro da nova realidade do país. Prestigiaram o evento que foi aberto pelo jornalista Edgar Lisboa, como membro do Conselho Eleitoral da entidade, autoridades ligadas ao governo de Brasília, governo federal, deputados federais, deputados distritais, senadores, lideranças empresariais e jornalistas. O Ex-presidente Sandro Gianelli, que passou o comando da ABBP ao novo presidente fez um balanço do crescimento da entidade que passou a fazer parte das entidades que representam o jornalismo moderno.

Presidente da Câmara Distrital, Rafael Prudente deu o recado: blogueiros prestam um enorme serviço ao DF. A Câmara apoiará para que tenham seu trabalho facilitado e reconhecido.

Na posse da mais importante organização de blogueiros de política do país, a ABBP, o presidente da Câmara Distrital, Prudente destacou o trabalho dos blogueiros que acompanham o dia a dia do trabalho dos parlamentares e os debates nos assuntos que interessam à população levando e buscando informações, na própria base, nas cidades, nas vilas, enfim, conseguem trazer par ao debate democrático, os assuntos que de alguma forma impactem na população.

O novo presidente da ABBP seguirá com a missão de cumprir pautas importantes, como a de cobrar o cumprimento da Lei Orgânica do DF nº 74/2013, que destina 10% do orçamento anual da publicidade do GDF, das empresas de economia mista do governo e da Câmara Legislativa para a mídia digital como os blogues.

“Hoje é impossível negar que a blogosfera política de Brasília, ligada a ABBP, ocupa cada vez mais um espaço que antes era dominado apenas pelos veículos de comunicação tradicionais. O jornalismo digital, aos poucos, está sendo menos opinativo e mais informativo, graças o compromisso assumido pelos nossos blogueiros de lidar com a verdade, princípio básico para a credibilidade”, destacou Toni Duarte.

Na avaliação do novo presidente da ABBP, Toni Duarte, a presença de experientes jornalistas, filiados à ABBP, com muitos quilômetros rodados nas redações de jornais, rádio e televisão, os quais pregam o “Jornalismo sem fake”, tornaram-se o espelho para a maioria dos blogueiros que hoje primam pela informação bem apurada.

“Sem dúvida o conteúdo jornalístico está cada vez melhor, graças a nossa associação, o que faz muitos guardiões da notícia, a reavaliar a importância dos blogs jornalísticos que conseguem dar voz aos cidadãos”, aponta experiente jornalista.

Toni Duarte reafirmou que, as novas mídias de Brasília têm sido uma crescente fonte de informação para os seus milhões de seguidores e muito do que gera atenção no meio virtual acaba virando notícia nos meios de comunicação tradicional. Lembrou que os blogs, hoje, são fontes de pautas e conteúdo aos grandes jornais, emissor de rádio e televisão.

A blogosfera política, na avaliação de Toni Duarte, teve um papel decisivo nas eleições de 2018, capaz de alcançar um grau de influência na escolha dos candidatos, segundo os mais diversos institutos de pesquisas. Daí a importância da ABBP e a procura de blogueiros de outros Estados para transformar a Associação de Blogueiros, em entidade nacional.

Diretoria Executiva

Presidente: Toni Duarte

Vice: Ricardo Callado

Secretário Geral: Ten Poliglota

Tesoureiro: Aderivaldo Cardoso

Relações Públicas: Ana Paula Neves

Relações Institucionais: Hamilton Silva

Comunicação e Marketing: José Fernando Vilela

Conselho Fiscal:

Presidente: Rodrigo Merccucio

Conselheiro: Ricardo Lima

Conselheiro: Idovan Araújo

Suplente: Cláudio Ulhoa

Suplente: Sérgio Loros

Conselho Consultivo/Ética

Presidente: Josiel Ferreira

Conselheiro: Ricardo Noronha

Conselheiro: Guilherme Pontes

Conselho de Fundadores:

Presidente: Fred Lima

Conselheiro: Toni Duarte

Conselheiro: Sandro Gianelli

Conselheira: Ana Paula Neves

Conselheiro: Marc Arnoldi

Conselheiro: Guilherme Pontes

Conselheiro: Rodrigo Merccúcio

Conselheiro: Artur Benevides

Conselheiro: Idovan Araújo

Propostas apresentadas pela nova diretoria

  • Cobrar o cumprimento da emenda à Lei Orgânica do DF, que estabelece a destinação de 10% do orçamento anual da publicidade para a mídia digital como os blogues.
  • Incentivar e dar suporte aos blogues associados para que constituam empresa de comunicação digital para que estejam aptos a atuar no mercado publicitário.
  • Reivindicar a criação de uma linha de crédito e outras formas de financiamento, com juros baixos, junto ao BRB com o objetivo de empreender e aumentar os negócios.
  • Estabelecer parceria junto ao Sebrae para oferecer cursos de capacitação na área do empreendedorismo para seus associados.
  • Criar regimento interno da ABBP.
  • Retomar as sabatinas com duas edições mensais cujas pautas serão discutidas com a sociedade.
  • Realizar no dia 7 de julho, Dia do Blogueiro, o primeiro Seminário Político da ABBP, como forma de melhorar e aprimorar o conhecimento de seus associados.
  • Repaginar o portal de notícias da ABBP e criar perfis institucionais nas redes sociais.
  • Criar a TV ABBP para entrevistar personalidades do mundo político e terá a participação de todos os associados por meio de revezamento.
  • Instituir parcerias com instituições de ensino superior para oferecer cursos de extensão aos seus associados.

Blog Edgar Lisboa

Fotos

Posse da ABBP, ao microfone, Toni Duarte, novo presidente, à esquerda, Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa_ a direita senadors Izalci Lucas

Ana Paula Neves, ao centro, elações Públicas da Abbp_ Edgar Lisboa e o presidente que deixou o cargo, Sandro Gianelli

O Secretário Geral Ten Poliglota

Fonte: Blog Edgar Lisboa