Vitória da PMDF. 100 dias de Hermeto e o primeiro projeto aprovado!

0
3588

Em menos de 100 dias de mandato, o deputado distrital, Hermeto (MDB), teve seu primeiro Projeto de Lei aprovado na Câmara Legislativa do DF

Postado por Poliglota com informações de Larissa do Vale (ASCOM)

Aprovado, no dia 12 de março de 2019, o Projeto de Lei n° 161/2019, de autoria do deputado distrital Hermeto, instituiu o Dia da Policial Militar Feminina no Distrito Federal, que será comemorado no dia 01 de julho.

A data foi escolhida em homenagem à primeira turma de mulheres que ingressaram na Polícia Militar, em 1° de julho de 1983. Na ocasião, 23 mulheres entraram pela primeira vez, na Corporação.  O primeiro curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), ocorreu somente dois anos após a primeira turma de soldados femininas. Assim, a partir de 1985 tornou-se possível para as mulheres terem acesso ao oficialato da PMDF por meio de um concurso que dispôs de apenas três vagas para as policiais da capital do país.

Neste ano de 2019, após 36 anos da inclusão da mulher na Corporação da Policia Militar, foi nomeada a primeira comandante feminina para o Comando Geral da Policia Militar do Distrito Federal, Coronel Sheyla Sampaio.  No momento atual, de intensa luta pela vida e pela valorização da mulher, a presença feminina em altos cargos de comando é imprescindível.

Representante da classe policial, o parlamentar homenageou as policiais e prometeu realizar Sessão Solene em homenagem às mulheres policiais, no Dia da Policial Feminina, como forma de reconhecimento da importância dessas mulheres na Corporação e na sociedade.

Muitos ainda acreditam que a profissão não seja inerente às mulheres, tendo elas que provar todos os dias suas competências, seus trabalhos e disposição para os serviços militares. Mulheres como a atual comandante geral da Polícia Militar contrariam este pensamento e reafirmam a força da mulher dentro da Corporação.

A proposição deste Projeto de Lei, feita pelo Deputado Hermeto, ilustra o fato de que mulheres possuem, sim, capacidade para ocupar cargos militares independentemente de sua compleição física, de sua capacidade de gerar filhos, e de seu emocional/psicológico mais sensível em relação ao homem. Mais um passo foi dado rumo à igualdade de gênero.

Policial militar há 30 anos, Hermeto chegou à Câmara Legislativa sendo o primeiro policial militar que sai direto da tropa da (PMDF), para ocupar uma das 24 cadeiras de deputado distrital do Distrito Federal, e desde o início do seu mandato deixou clara qual a sua prioridade, ser representante da categoria militar. Esta foi a sua primeira Lei aprovada, foram protocolados outros oito Projetos de Lei, até o fechamento desta edição.