No Entorno, Ibaneis e Caiado anunciam parceria para saúde e segurança

0
153
RENATO ALVES/AGÊNCIA BRASÍLIA

Postado por Poliglota…

Em evento realizado em Águas Lindas (GO), os governadores também falaram sobre convênio para o transporte público

Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciaram, em solenidade em Águas Lindas (GO) nesta quinta-feira (22/08/2019), a intenção de firmar convênios nas áreas de segurança e saúde para atender a região do Entorno. Antes, os políticos já haviam informado o início de projeto de viabilidade para integrar o transporte público da região com a capital do país.

A cúpula de segurança pública do DF e de Goiás esteve reunida, por determinação dos dois chefes de Executivo, para reduzir a criminalidade registrada na região. Ainda embrionária, a ideia tem como meta elaborar convênio para integração das forças de segurança.

“Eles estarão reunidos para uma política de troca de informações, além de operações conjuntas, para garantir a segurança da população que reside aqui e também pelo combate ao tráfico. Nós sabemos que grande parte das drogas que chegam ao DF saem dessa região. Estamos avaliando alguns convênios entre as corporações”, afirmou Ibaneis.

Integração na saúde

Além da segurança e mobilidade, Caiado e Ibaneis pretendem trabalhar junto para melhorar a saúde da região. O governador goiano anunciou a retomada da construção do Hospital de Águas Lindas e frisou que conseguiu recursos por meio da bancada parlamentar de Goiás no Congresso.

Ibaneis reforçou que buscará, também com o ministro da Saúde, repasses para adiantar a inauguração da unidade, que ajudará a desafogar a rede pública do DF.

“O que temos que fazer agora é criar as políticas públicas integradas com a região do Entorno e a participação do governador Caiado. Conversamos ainda sobre a criação do anel viário, que se faz necessário, falamos sobre o saneamento, já que a maioria da água consumida no DF vem de Goiás, então nos interessa cuidar do saneamento dessas cidades que estão próximas a nós. Tudo isso será feito de forma integrada”, reforçou Ibaneis.

Caiado também falou sobre a ampliação do Hospital de Formosa, que será “estadualizado”, para poder aliviar a procura pelas unidades distritais. Segundo o governador vizinho, a unidade terá atendimento ampliado, inclusive com criação de novos leitos de UTI.

A parceria entre Ibaneis e Caiado reforça a reaproximação dos dois políticos, que chegaram a se desentender publicamente no início do ano. Desde as desavenças, esta é a primeira vez que os dois chefes de Executivo anunciam, juntos, a intenção de trabalharem pela região limítrofe ao DF de forma integrada.

MDB

Ao comentar o cenário partidário no MDB, Ibaneis disse não ter ficado surpreso com o resultado da reunião da cúpula nacional da sigla, que decidiu adiar a análise de mudança do estatuto partidário. Ele esperava que a executiva derrubasse o impedimento atual para que governadores e prefeitos possam disputar a presidência da legenda.

“Eu tenho interesse que o partido consiga se unir, e não sair dividido. Eles adiaram, mas já está marcada a convenção para o dia 6 de outubro. Estou com muita tranquilidade, porque tenho conversado com diversas lideranças do MDB no sentido de que não podemos, durante essa caminhada, ter nenhum derrotado. O partido já se reduziu nas últimas eleições e temos eleições municipais no ano que vem. Precisamos aoo menos manter os prefeitos que já temos. Política é feita a todo o instante e espero que consigamos chegar a um bom termo”, disse Ibaneis.

Fonte: Metropoles.com