A corrida maluca ao Buriti: Frejat e Fraga lideram

0
290

Quando se trata de intenções de votos para o governo de Brasília em 2018, pesquisa realizada em janeiro de 2018, pelo Instituto Axiomas Brasil, mostra que as chances para assumir o governo de Brasília estão bem equilibradas, uma vez que não existe grande vantagem a nenhum dos possíveis candidatos, ou um favorito.

Dentre os que pleiteiam ser candidatos estão, o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que já deixou clara a intenção de concorrer a reeleição; O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), forte crítico dos governos anteriores no DF; o ex-deputado federal  e candidato derrotado em 2014 Jofran Frejat (PR-DF); a ex-distrital Eliana Pedrosa (Podemos-DF); e o distrital Joe Valle (PDT-DF).

Insatisfeitos com a gestão do atual governador, os brasilienses ainda estudam quais candidatos terão seu apoio para suceder Rollemberg em 2019, é o que aponta o alto número de votos indecisos, brancos e nulos que mostra a pesquisa.

Na pesquisa do Instituto, foi abordado a pergunta “Em um cenário fictício, qual desses candidatos você votaria para governador do Distrito Federal?”, Jofran Frejat e Alberto Fraga, aparecem liderando as intenções de votos no Distrito Federal, empatados dentro da margem de erro da pesquisa.

Os dois primeiros colocados, Frejat e Fraga, seguidos por Izalci Lucas e Eliana Pedrosa, na 3ª e 4ª posição respectivamente, acabaram por empurrar o governador Rodrigo Rollemberg, com popularidade fraca, para baixo na lista de intenções de votos. Este ficou apenas como 5ª opção para assumir o buriti em 2019, ganhando apenas de nomes menos conhecidos na corrida.

O atual cenário mostra um enorme descontentamento com o atual governo de Rollemberg, que em 2014 disputou o segundo turno contra Frejat e hoje já não apresenta uma intenção de votos animadora, cedendo lugar para novas opções de nomes na disputa deste ano.

Em toda a pesquisa, o que mais chama a atenção é o grande número de brancos/nulos/indecisos, ultrapassando a casa dos 70%. Esse cenário deixa claro que a corrida para o Buriti está aberta, tanto entre os candidatos tradicionais, quanto os chamados “Outsider”, como o pré candidato do Partido Novo Alexandre Guerra. O mesmo não aparece na pesquisa, visto sua pré-candidatura ter sido confirmada pelo partido após o inicio da pesquisa.

Aliás, está eleição parece mesmo uma corrida maluca, todo dia aparece um pré-candidato novo ao Buriti.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Axiomas Brasil, no Distrito Federal, em janeiro de 2018, com 912 eleitores, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 3,5%. O cenário apresentado foi em pesquisa estimulada com os nomes dos candidatos sendo apresentados ao eleitor para sua definição de intenção de voto.

Fonte: distritosa.com.br