Ibaneis prepara reestruturação nas estatais e prevê PDVs

0
472
JACQUELINE LISBOA/ESP. METRÓPOLES

Governador afirma que empresas públicas devem ter como foco as entregas para a população. Emedebista também falou sobre viagens

Postado por Poliglota…

O governador Ibaneis Rocha (MDB) falou sobre os planos de demissão voluntária (PDVs) previstos para empresas públicas ligadas ao GDF. Na opinião dele, esse tipo de reestruturação terá como foco proporcionar mais entregas para a população.

“Nós temos várias empresas, como a Novacap, em que o servidor mais novo tem 43 anos. Ou seja, os servidores envelheceram e as condições de trabalho, por serem favoráveis, fizeram com que ficassem por muito tempo. Nós temos que fazer a reestruturação dessas empresas”, afirmou o governador, durante inauguração do Mercado do Peixe, na Ceasa, na manhã desta quinta-feira (05/12/2019).

O secretário de Economia do DF, André Clemente, colocou em pauta a discussão de PDVs das estatais ligadas ao Governo do Distrito Federal (GDF). Além disso, o responsável pelas chaves do cofre do Palácio do Buriti também quer tratar sobre os acordos coletivos de trabalho definidos para os funcionários das empresas públicas e maior transparência de gestões. Clemente se reunirá na tarde desta quinta com os presidentes das empresas.

Um dos passos nessa direção já aconteceu. O GDF enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o projeto de lei que cria o Instituto de Pesquisa e Estatísticas do DF (IPEDF). O texto seguiu para ser apreciado em regime de urgência. Caso seja aprovado pela Casa, a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) entrará em processo de liquidação.

Viagens

Durante o evento na Ceasa, Ibaneis também falou sobre as viagens que tem feito no primeiro ano de sua gestão. Ele embarca para a Europa nesta quinta-feira (05/12/2019). Como antecipou a coluna Grande Angular, ele planeja batizar o filho no Vaticano.

Entre os padrinhos de Mateus, está o diretor de Administração e Finanças da Terracap, Edward Johnson Gonçalves de Abrantes. A mulher dele, a funcionária comissionada da vice-presidência da Câmara Legislativa Rafaela Queiroga Gadelha de Abrantes, vai acompanhá-lo.

Quem deve testemunhar também o batizado do pequeno Mateus, que completa 1 ano em 15 de dezembro, é o empresário do ramo alimentício Marcelo Perboni e sua esposa, Daniela Perboni.

Ibaneis não vê problema em se ausentar do DF. O que importa é que ele e o governo estão trabalhando e fazendo entregas para a população. E ainda alfinetou os antecessores, dizendo que muitos não viajaram, mas também não fizeram bons governos.

“Não vejo problema algum com isso. Acho que o problema é com uma parte da imprensa que não entende que a população quer um governo diferente. Um governador que tenha vida social. Que faça da sua vida também aquilo que é necessário, que o convívio em família é saudável”, afirmou.

“Eu acho que nós tivemos exemplos de políticos que não se afastaram e que não fizeram nada pela cidade. Aliás, deixaram a capital em uma situação muito ruim. E é essa situação que nós encontramos”, cravou.

Segundo Ibaneis, enquanto está no DF, trabalha o tempo todo. “Faço entregas para a população. Acho que é isso que ela quer. O fato de eu viajar ou não viajar não vai fazer diferença nenhuma”, completou. Ele lembrou que conta com o vice-governador e secretariado enquanto está fora. Na avaliação dele, todos têm perfil atuante.

Fonte: Metropoles.com