Segundo Izalci Lucas (PSDB), PLN das forças de segurança do DF deve ser votado rapidamente

207
Senador Izalci Lucas pediu celeridade na votação do PLN 01/2020

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) pediu nesta terça-feira (18) em Plenário a rápida votação do PLN 1/2020, de autoria do Poder Executivo, que trata da recomposição salarial dos servidores da área de segurança do Distrito Federal

Os salários dos servidores da segurança pública do DF são pagos com recursos federais. E para garantir o aumento, explicou o parlamentar, é preciso que o relatório do senador Eduardo Gomes (PMDB-TO) sobre a proposta seja incluído também com rapidez na pauta da Comissão Mista do Orçamento (CMO). E depois, que o projeto seja discutido na próxima reunião do Congresso Nacional, após o carnaval. Izalci Lucas disse que fará um apelo, nesse sentido, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

— O presidente [da República] chegou a fazer a medida provisória [com o reajuste]; nós fomos ao Palácio assinar a medida, mas a assessoria detectou que na Polícia Militar, naquele momento, não havia orçamento porque houve o remanejamento do governo do Distrito Federal do orçamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o que impediu naquele momento a recomposição. Então, o presidente encaminhou, o governo federal encaminhou agora esse PLN para exatamente recompor aquilo que era de 2019 — explicou.

O senador lembrou que a Polícia Civil do DF, que, tradicionalmente, sempre foi equiparada à Polícia Federal, há quase 12 anos está sem qualquer reajuste salarial. Agora, será possível fazer uma recomposição parcial de 8%. Ele esclareceu que para ser obtida a paridade entre Polícia Civil do DF e Polícia Federal, seria necessário um reajuste de 37%.

Da redação com informações da ASOM Senador Izalci Lucas